É muito comum os donos dos negócios se perguntarem: Quanto vale meu negócio hoje? Essa pergunta traz uma complexidade porque a maioria das empresas brasileiras são empresas limitadas, pequenas empresas ou sociedades anônimas fechadas. Todavia, essa condição não impede que as empresas sejam avaliadas. Existem diversas metodologias e modelos aplicáveis que permitem mensurar o valor de uma empresa.
Em geral, as empresas são avaliadas pela sua capacidade de gerar fluxos de caixa no longo prazo. Esses fluxos de caixa são trazidos a valor presente por uma taxa de desconto, que seria o custo de capital e que requer julgamento e premissas para sua estimação. Outros modelos também podem ser utilizados, como a utilização de múltiplos de mercado, muito utilizado em Fintechs e empresas de tecnologia.
Além de empresas, os ativos também podem ser avaliados. No caso, são ativos imobilizados ou intangíveis como marcas, patentes, fundo de comércio dentre outros que precisam ter seu valor de registro reavaliado, pois não mais refletem a realidade do bem/direito.
Estimar o valor de uma empresa tem muito a ver com seu momento, seja a saída ou a entrada de novos sócios ou fundos de investimentos, passar por operação de fusão e aquisição (M&A) ou mesmo ter uma ideia de quanto vale o negócio.
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