Toda empresa possui seu sistema de governança corporativa. Todavia, muitas empresas não formalizam ou buscam evoluir sua estrutura de governança ao longo do tempo, enraizando processos e cultura que podem dificultar lidar com novas demandas do mercado, societárias ou de sucessão empresarial. Mas o que é Governança Corporativa?
A governança corporativa é uma jornada que leva à busca contínua da evolução da empresa. Determina a forma como ela é administrada, definindo políticas, regulamentos internos e cultura. Visa a perpetuidade da empresa e proteção dela no mercado, bem como a redução de incertezas para os stakeholders internos e externos.
A governança, aqui entendida como um sistema, deve ter uma estrutura que se inicia pelo desenho do organograma, criando os órgãos estratégicos da governança de acordo com a análise situacional da entidade e as áreas de gestão e operações. A partir daí ficará evidente a estrutura de reporte entre as áreas da empresa, relação de poder pela sua hierarquia e alinhamento entre as áreas.
Em geral, as empresas buscam aprimorar sua governança em momentos de crise interna ou externa. Por outro lado, outras empresas que se prepararam antes dos problemas surgirem conseguem navegar melhor quando seu mercado ou a economia apresentar incertezas ou instabilidades.
Empresas com melhores estrutura de governança corporativa tendem a possuir maior valor de mercado, pois reduzem riscos, que são refletidos no custo de capital.
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