Por: Simone Portela – Sócia Diretora da Intelethos Consultoria

Se aparecesse um investidor muito interessado na sua empresa e te perguntasse: Qual a margem de lucro da sua empresa? Você saberia responder?

A margem de lucro é o lucro dividido pela receita total da empresa multiplicado por 100.

Lucro/receita x 100

E como calcular lucro? O lucro é a receita total menos todos os custos/despesas envolvidos na produção ou serviço. A maior dificuldade que percebo é que muitas vezes não são considerados todos os custos nesse cálculo, ou são considerados custos maiores do que o real e aí pode gerar uma confusão e acabar acreditando que o lucro da empresa é maior ou menor do que realmente é. Além disso, você pode calcular diferentes margens do seu negócio (margem bruta, margem operacional e margem líquida, também existem margens de indicadores específicos como margem EBITDA).

É preciso controlar e entender todos os custos envolvidos no seu negócio. Para isso, você precisa anotar seus custos e estar atento a alguns custos que podem passar desapercebidos ou serem calculados erroneamente.

Exemplo de alguns custos que podem gerar esse tipo de confusão:

Depreciação dos equipamentos: A depreciação é um instrumento da contabilidade para demonstrar o consumo dos ativos ao longo do tempo e não possui efeito no caixa. Muitas vezes essa despesa é esquecida no cálculo do lucro ou o valor do bem é apropriado integralmente no mês de compra. Detalhe, não é porque uma empresa está em algum regime tributário, por exemplo, o Simples Nacional, que não deve depreciar seus ativos por não ter dedução da base de cálculo. Estamos tratando de informação que deve ser escriturada e que vai ajudar nas decisões financeiras e estratégicas do negócio.

Custos de Instalação: Algumas vezes a empresa funciona em escritórios compartilhados ou cedidos ao empreendedor e então custos como aluguel, energia e outros custos para o funcionamento na empresa não são devidamente apropriados nos relatórios gerenciais, muito menos os contábeis, pois entende-se que são custos “da casa”. Todavia, se a empresa paga essas contas ou parte delas, deveriam ser devidamente registradas para estimar a real margem do negócio.

Custo scom matéria prima: É preciso controlar as compras de matéria prima (estoque) e apropriar seus custos de acordo com a venda do produto ou a prestação do serviço. Claro, ainda devem ser observados os impostos, fretes, custos de transporte.

Enfim, em um processo de produção e venda existem muitos custos/despesas envolvidos. Quem não tem controles financeiros eficientes pode acreditar que está gerando um valor, mas na verdade o valor é outro e isso pode levar a empresa a ter sérios problemas, pois quando o empreendedor descobre a falha já é tarde!

Esteja atento ao seu negócio, estude, busque informação e procure ajuda se precisar.

Bons controles são o caminho para o sucesso! 😉


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