Você já pensou em visualizar seu negócio por meio de um Dashboard de Indicadores na palma da sua mão? Isso é possível. Mas, antes, é necessário também compreender o que os indicadores querem dizer e como estão relacionados para a tomada de decisão.

É fato que muitas empresas possuem sua área de contabilidade terceirizada em escritórios ou em departamentos, que pouco se comunicam com o dia a dia das atividades empresariais ou que estejam aptos a capturar a realidade do negócio. Esse é um ponto que precisa ser sempre revisto e alinhado, pois os números contábeis das demonstrações deveriam retratar ou contar essa história ao longo do tempo.

Por isso, é importante ter um calendário de reuniões dos gestores da empresa para se debruçarem sobre os números e indicadores elaborados e apresentados em relatórios, para compreender o que ocorreu e ajustar o plano de ação visando melhorar o desempenho.

Os números contábeis elaborados com melhor qualidade favorecem a tomada de decisão. Com indicadores que representam a situação operacional e financeira das empresas é possível realizar análises mais certeiras e objetivas.

Nossas dicas de ouro sobre o tema são:
1. busque conversar com o profissional contábil que cuida da contabilidade, seja ela feita interna ou externamente;
2. faça uma revisão do plano de contas da sua empresa ou entidade;
3. revise o financeiro e concilie bancos quase que diariamente, se possível;
4. calcule indicadores contábeis de desempenho, margem, liquidez, giro, etc;
5. avalie se sua percepção sobre o negócio condiz com o que os indicadores e demonstrações contábeis estão mostrando.

Não é simples gerir um negócio e quanto mais ele cresce, mais complexo ficará a gestão. A falta de controle, principalmente, em momentos de crescimento poderá gerar outros custos desnecessários para corrigir falhas básicas que poderiam ser evitadas a partir de orientações consistentes e que passem a fazer parte da cultura de gestão de indicadores voltadas para resultado.

Texto IG: Gestão de negócios por indicadores -> Ter o controle da sua empresa como um painel de um carro ou de um avião, mas sabendo o que olhar! -> Revisão do fluxo de informações da empresa -> Compreender os principais indicadores que podem ser gerados pela contabilidade da sua empresa, seja ela interna ou externa -> Alinhar a periodicidade dessas análises -> Gerar relatórios para os gestores tomarem decisão e corrigir o rumo dos negócios para atingir metas -> Dicas de ouro -> A gestão por indicadores pode ajudar as empresas nos principais desafios, seja do crescimento, seja da turbulência, podendo confiar nos números para a melhor tomada de decisão.

Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *